sábado, 15 de maio de 2010

O perfeito varão



Ao estudarmos as Sagrada Escrituras, entendemos que não devemos seguir o mundo, nem as coisas que nele há, procurando tornando-nos mestres do saber, pensando que alcançaremos com isso maior juízo do que outros, pois o Senhor mesmo, nos fala em I João (2: 15b), que “se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”, pois Deus é santo e não entra em entra em negociação com o mundo de pecado, e ainda mais, pelo fato de a concupiscência da carne militar diariamente contra o homem, sendo este a semelhança de Deus, e por esta razão (luta entre trevas e luz) muitos tropeçamos, mas se alguém não tropeça no falar é considerado perfeito varão.


Sabemos que o gênero homem tem domado toda espécie de feras, aves, répteis e de seres marinhos, mas a língua, um pequeno órgão do corpo humano, nenhum dos homens tem sido capaz de domá-la, ela é considerada pela palavra de Deus como mal incontido e veneno mortífero.

Em provérbios a bíblia nos fala que Deus aborrece de seis coisas e uma delas é a língua mentirosa, com a língua bendizemos a Deus e maldizemos ao homem, que é a semelhança de Deus, de uma só boca bendizemos e maldizemos, e muitas vezes ao respondermos uma resposta acrescentamos o que não víamos.

A respeito de tudo o que estamos falando sobre este mal incontrolável, a Escritura nos adverte “observai, igualmente, os navios, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro”. (TIAGO 3: 4)

Este órgão se gaba de grandes coisas, a língua é fogo de iniqüidade, e estando situada entre os membros do nosso corpo é capaz de contaminar o corpo inteiro. Meus irmãos como o apóstolo Tiago nos fala “não é conveniente que isto ocorra entre nós”, a nossa boca não deve jorrar fontes diferente, a caso pode a mesma fonte jorrar o que é doce e o que é amargo. Que possamos analisar sobre o que estamos falando em casa, na rua, na escola ou no trabalho, pois o mundo nos observa. Qual o testemunho que estamos dando para os de fora?

Continuando a falar sobre este tema, a bíblia nos adverte mais “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes enganando o próprio coração a sua religião e vã.” Então, que cada crente possa refreiar sua língua paraque possa ser considerado perfeito varão ou varoa.

Para finalizar a Escritura nos fala como devemos viver “Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem? Refreia a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente”. (SALMOS 52: 1, 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário