segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dependência química



A dependência química é uma das maiores mazelas que a sociedade contemporânea está enfrentando. Muitos jovens e adolescentes por desconhecerem as consequências causadas pelo uso de entorpecentes adentram nesta triste e cruel realidade, sendo escravos do seu vício incontrolado.

Esta triste realidade não ocorre apenas nos lares desestruturados tanto no âmbito social como no espiritual, onde não há o temor de Deus, mas está ocorrendo em muitos dos casos nos próprios lares cristãos, tudo isto, pela fata do dialogo entre pais e filhos.

Muitos pais tratam este assunto como tabu, pensando que estão protegendo os seus filhos, no entanto, estão propiciando a possibilidade de os seus filhos encontrarem a resposta, na maioria das vezes, de forma errada, nas ruas e nas escolas com seus “amigos”. Os pais cristãos devem alertar-se para esse fato.

A dependência química é de acordo com os estudiosos uma doença biológica, psicológica, social, cultural e espiritual. Por este motivo afeta todas as áreas de nossa vida. Ou seja, o alcoolismo e a dependência química são doenças crônicas biopsicossociais, que afetam toda a sociedade. Não importa aonde estejamos, esta mazela está presente é preciso combatê-la e o combate só se dá de uma maneira, falando francamente, não omitindo nenhuma das consequências caudadas pelo uso da droga, seja ela qual for.

O Senhor nos diz em Deuteronômios 6: 6-9 que os pais, como responsáveis do lar, devem receber a palavra, meditar sobre ela, e inculcar de forma enfática nos filhos, falando dela assentado na sua casa, andando pelo caminho, no momento em que for deitar e ao levantar-se, de forma que a palavra cristalize-se como verdade na mente da criança e do jovem, possibilitando, assim, que este não se desvie do caminho da verdade.

Pela falta deste diálogo e ensinamento, muitos de nossos jovens estão em clínicas de reabilitação, para que o seu corpo fique toxicologicamente limpo, pelo fato do uso constante da droga. Os nossos jovens necessitam de serem libertos desta escravidão.


Oremos para que os nossos jovens e adolescentes que já caíram nesta cilada de satanás sejam libertos das suas garras, pois sabemos que satanás só veio somente para matar, roubar e destruir a vida das pessoas e principalmente a vida dos cristãos. Oremos também para todos quantos nunca experimentaram (ingeriram) uma substancia tóxica continuem seguros, livres desta mazela (doença social e espiritual).

Muitos dos dependentes ao tentarem recuperar-se em centros de Recuperação e Clínica de Reabilitação, para portadores de dependência química, não conseguem adaptar-se ao tratamento, nem à longitude das famílias, pois a saudade é muito grande e a preção ainda é maior. O pior acontece quando voltam para suas casas, para os mesmos ambientes que outrora viviam e com as mesmas pessoas ao seu entorno, a recuperação só vai acontecer definitivamente que o jovem decidir em recuperar-se, por isso, é fundamental que nunca experimente a primeira vez.

Pois é sabido que neurologicamente a pessoa acometida por esta doença já não é dona da sua vontade, então alertemos em nossas igrejas através de palestras, seminários e mensagens sobre as consequências danosas do uso das diversas drogas (licitas e ilícitas), como cigarro, álcool, maconha, crack, entre outras que a cada dia aparecem em nossa sociedade transviada.

Ensinemos os as crianças enquanto elas são pequenas, para que quando for velha não se desvia da verdade (Pv. 22:6), procurando uma “verdade” que não é verdade, é antes uma mentira disfarçada, que mata tanto carnal como espiritualmente, pois o usuário vai morrendo aos poucos, sucumbindo na criminalidade e morrendo por causas de várias doenças derivadas do uso das drogas.

Então, o que nós (igreja) estamos fazendo para que a família cristã não sucumba como a maioria das famílias ímpias do mundo que não conhecem a Deus? Esta pergunta é para todos pensarem e refletirem sobre o nosso papel como cristãos no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário