sábado, 25 de agosto de 2012

O homem natural e o espiritual



Na sociedade humana existem três características de homens, sendo eles: o homem natural, o homem carnal e o homem espiritual, porém abordaremos nesta breve mensagem apenas dois destes.
O homem natural é todo ser humano que é gerado no ventre materno de sua mão, e continua nesta vida enquanto viver dissoluta e desregradamente, nas paixões mundanas, preferindo viver para si mesmo a reconhecer a Jesus como Senhor e salvador de sua vida, pois “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, e não pode entendê-las por que elas se discernem espiritualmente” (I Co. 2: 14).
Entretanto, o homem espiritual que é o aquele que vivencia o novo nascimento em Cristo Jesus, passando a não viver nas paixões do muno, mas reconhece que a sua vida foi remida pelo sangue precioso do Cordeiro, tornando-se, assim, uma nova criatura. Parafraseando I Co. 2: 14 e 15 entendemos que este novo homem não tem recebido o espírito do mundo, mas sim, o de Deus para que conheça o que por Deus foi-lhe dado gratuitamente (a salvação). O homem espiritual neste caso pode discernir todas as coisas, pois possui a mente de seu Senhor (Cristo).
Abaixo podemos apresentar, com base bíblica, algumas características do homem natural:
  • Pecador (Rm. 3: 23);
  • Separado de Deus (Is. 59: 2);
  • Inimigo de Deus (Mt. 2: 30);
  • Morto (Rm. 6: 23);
  • Filho do diabo (Jo. 8: 44);
  • Escravo do pecado (Jo. 34).

Por sua vez, o homem espiritual pode ser caracterizado como:
  • Liberto (Jo. 8: 32);
  • Filho de Deus (Jo. 1: 1-3, 11, 12);
  • Amigo de Deus ( Jo. 15: 14 e 15);
  • Herdeiro de Deus (I Pd. 1: 9);
  • Sacerdote de Deus (I Pd. 1: 9);
  • Povo de propriedade exclusiva de Deus (I Pd. 1: 9);
  • Salvo (Ef. 2: 8).

É certo que muitos de nós, vivemos outrora, uma vida natural, sem se preocupar com o dia seguinte, estando nós mortos nos nossos delitos e pecados, porém “Deus sendo rico e misericordioso nos deu vida” (Ef. 2:1), possibilitando, assim, uma nova de pureza e santidade. Vida esta que Deus preparou para que andássemos nela, pois sendo nós salvos da condenação eterna, mostrou-nos o seu grandioso amor, pois onde abundou o pecado, em nossa vida natural, superabundou a graça de Deus.
Porém ainda muitos ainda estão na mesma vida de sofrimento e pecado, sendo escravos de suas paixões carnais, preferindo esta vida natural em detrimento a uma vida renovada de paz e alegria ao lado do Senhor.
Que vida você possui, a natural, que vive segundo o curso deste mundo ou a espiritual? A escola é do caro leitor. Para concluir fechamos com a seguinte frase que o Senhor nos diz: “salvai-vos desta geração corrupta” e vivamos uma nova vida e Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário