sábado, 29 de setembro de 2012

Breve histórico dos Batistas Regulares


Do fim do século XIX para o começo do século XX, o liberalismo teológico apareceu. Sua ênfase no criticismo bíblico e no racionalismo trouxe uma devastadora avalanche. Atingia em cheio as denominações protestantes da América do Norte, principalmente os batistas.

A Convenção Batista do Norte, fundada em 1907, foi profundamente afetada pelas ideias modernistas. Tanto igrejas quanto instituições arroladas em seus quadros sofreram. A reação foi o aparecimento de um movimento que surgiu em defesa das verdades fundamentais da fé.

O rompimento estava selado. Consumou-se em maio de 1932 durante a 8ª reunião da União Batista Bíblica, na Belden Avenue Baptist Church de Chicago. O pastor da igreja, Dr. Howard C. Fulton, presidiu a reunião.

Estavam presentes 34 representantes de 22 igrejas de 8 Estados. Votaram pela separação da Convenção e pela organização de um novo movimento. Foi organizada a GARBC (General Association of Regular Baptist Churches).

Em 1932, portanto, surgiu o movimento Batista Regular nos Estados Unidos. Duas Missões Batistas foram reconhecidas pelo movimento: A Baptist Mid-Missions (BMM) fundada em 1920 pelo ilustre missionário Dr. William C. Haas, e a Association of Baptists for World Evangelism (ABWE), fundada em 1927 com o nome inicial de ABEO (Association of Baptists for Evangelism in Orient) pelo Dr. Raphael C. Thomas.

O nome Regular vem do latim “regulare” e significa: “Conforme às leis, às normas, às regras”. A expressão vulgar de “mais ou menos” ou “meio termo” é errada para significar a palavra regular. Ela está sendo usada indevidamente.


AS DOUTRINAS FUNDAMENTAIS:

1. A Inerrância da Bíblia como a inspirada Palavra de Deus;

2. O Nascimento Virginal de Jesus Cristo;

3. A morte expiatória de Cristo para salvar o pecador;

4. A ressurreição corporal do Senhor; e

5. A segunda vinda pessoal de Cristo para reinar neste mundo.


NO BRASIL:

No Brasil, o movimento chegou em 1935 e 1936 com os missionários William A. Ross e Edward Guy McLain respectivamente. O movimento Batista Regular tinha os seus ideais claramente identificados com o Movimento Fundamentalista.

Existem hoje no Brasil cerca de 700 igrejas e congregações Batistas Regulares. Apesar de nem todas estarem associadas, existe a Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil (AIBREB) cuja assembleia se reúne de 2 em 2 anos.

Existem vários Colégios e Institutos Bíblicos, Creches, Acampamentos, Centros de Recuperação, um Hospital (em Santo Antônio do IÇA), mais de 10 Missões evangelísticas, com missionários até na Colômbia e Moçambique.

A Editora Batista Regular é muito conhecida no meio evangélico brasileiro por divulgar livros de excelente qualidade, existem hoje no Brasil sete Seminários Batistas Regulares.


Alguns sites abaixo podem suprir mais informações:

General Association of Regular Baptist Churches (GARBC) www.garbc.org/

Baptist Mid-Missions (BMM)   www.bmm.org/

Association of Baptists for World Evangelism (ABWE) www.abwe.org/


Editora Batista Regular www.editorabatistaregular.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário